Origens e história

Posted by Publicada por Ruas Floridas 2007 On sexta-feira, junho 15, 2007


Tal como hoje, há 167 anos também seria assim, nos tempos em que os antepassados dessa criança uniam esforços para dignificar as festas, consagradas à N. Sra. de Ao Pé da Cruz. Com efeito, os registos escritos mais antigos que dão conta da ornamentação das festas organizadas pelos populares redondenses, remontam a 1838. Há todavia, na tradição oral, relatos passados de geração em geração, que sustentam a feitura de alguns enfeites de papel por moradores, como complemento ornamental às festas.




Durante décadas, os adornos de papel terão acompanhado as festividades, resultando mais da espontaneidade do que de uma norma instituída socialmente.







Por conseguinte, essas práticas evoluíram para a afirmação enquanto elementos culturais, cuja presença nas festas é incontornável, já desde esses tempos. Assim, esse hábito foi criando raízes, pese embora a infelicidade de ter sido relegado na década de 40 do século passado, na sequência da introdução definitiva da luz eléctrica e da deslumbrante iluminação das ruas, com a qual era difícil competir. Hão-de passar décadas, em que os refulgentes efeitos são o centro das atenções, só superados pela pirotecnia.





É no rescaldo da Revolução dos Cravos, em 1976, que se faz a primeira tentativa de recuperação da tradição do papel, cuja iniciativa partiu de um conjunto de jovens denominado Grupo Pró-Amigos de Redondo. Dá-se por esta altura a autonomização das festas em relação à liturgia da N. Sra. de Ao Pé da Cruz e as festas passam a ser popularmente conhecidas por Festas de Agosto.

1 Comment

  1. Anónimo Said,

    Simplesmente maravilhosas as festas do Redondo, a população e a Autarquia estão de parabéns por mais esta prestigiada edição das Festas de 2007.
    Pena mesmo é a falta de divulgação nos meios de comunicação social de Portugal e Espanha, assim como junto a Agencias de viagens de ambos os países.
    Com uma boa campanha de divulgação muitos mais visitantes teriam tido oportunidade de apreciar este trabalho fantástico do povo do Redondo.
    Que as próximas festas voltem a ser o êxito de 2007.

    Posted on 6/8/07 00:40