Ruas floridas

Posted by Publicada por Ruas Floridas 2007 On sexta-feira, junho 15, 2007


Sob o sólido azul do céu, por entre as interditas frestas do postigo de madeira e arrebatado por uma curiosidade incontrolável, o menino sonha, embalado pela magia de inúmeras figuras sedosas e coloridas que vê ganharem forma, mesmo diante de si. São as sagazes mãos de familiares e vizinhos que esculpem um cavalo com a mesma destreza com que semeiam na rua um campo de tulipas.
Precisamente a mesma arte com que engalanam as alvas ruas da vila com pendões de matizes garridas, numa dança cadenciada pela abafada brisa de Agosto.
O corrupio de gente atarefada a entrar e a sair do casão em constante frenesim já dura há meses e as noites mal dormidas são ligeiramente apaziguadas por uma breve mas reconfortante sesta. Lá na rua é assim, e por estes dias o olfacto das pessoas não sente mais que o intenso odor das colas, os olhos não enxergam mais do que resmas e rolos de papel, e tudo quanto é dado ouvir é o experimentado e monocórdico corte das tesouras.
Por estes dias, os oleiros trocam as espátulas e as rodas barrentas pelo papel sedoso e as pesadas enxadas da lavoura dão lugar a minúsculas tesouras delicadamente trinadas por mãos descomunais.
A azáfama destes últimos dias tem sido extenuante, no entanto o desejo de tudo estar graciosamente composto para as festas, domina os sentimentos das pessoas e só isso parece justificar todo o empenho, quiçá oriundo de uma qualquer fonte inesgotável de energia. Talvez, quem sabe.
Entretanto já se adivinha a música, o colorido inebriante, o cheiro familiar das febras e das sardinhas, as crianças na recolha de caricas e o vinho em copos de barro que casa a estridente alegria das pessoas. O mais tardar amanhã, começarão as montagens das ruas, descobrir-se-ão os temas das ruas vizinhas, confirmar-se-ão suspeitas.
Haverá, por certo, algum tempo para os retoques de última hora, antes dos forasteiros saborearem com agrado aquele mundo imaginado por mulheres e homens e afinal, recriado no coração do menino que um dia se tornará homem.


1 Comment

  1. Anónimo Said,

    Ruas Floridas de Redondo 2011

    30 de Julho a 7 de Agosto

    Posted on 12/1/11 17:38